sexta-feira, 4 de março de 2011

Entropia e a sociedade

Entropia faz referência à física, e é a segunda lei da termodinâmica, que diz que em quaisquer sistemas há uma tendência à diminuição da energia dos agentes dentro de um sistema.

Exemplo: ao misturarmos um líquido quente com a mesma quantidade de um líquido frio, o líquido ficará morno, justamente porque, quando separados, eles estão teoricamente conservando a energia quente e fria deles respectivamente, porém quando juntos, a tendência é a diminuição do estado de conservação de energia. É como se fosse mais cômodo para os líquidos chegarem a uma temperatura morna.

Assim, quanto mais entrópico um sistema, menos energia acumulada existe naquele sistema. Ou seja, tudo aquilo que acumula energia é anti-entrópico, exemplo: o carrinho de uma montanha russa no ponto mais alto dos trilhos é anti-entrópico, porque tem um nível alto de energia potencial acumulada; um chá quente; uma geladeira é uma máquina de anti-entropia, pq usa energia para manter o interior refrigerado. O universo só existe porque há de alguma forma energia acumulada: seja nas galáxias, seja nos planetas, mas principalmente nas estrelas, que são o combustível e formam a massa necessária para fazer as interações entre os corpos celestes do universo. No dia em que as estrelas cessarem seus processos nucleares e apagarem, no dia em que não houver energia nenhuma no universo, será o dia em que as partículas estarão todas provavelmente equidistantes, paradinhas, quietinhas, mudas, e iguais; e será o dia que o universo morrerá, pois simplesmente não haverá mais trocas para serem feitas.

Por que vivemos?
Porque somos seres anti-entrópicos. Porque nossas células e nossos processos celulares, de alguma forma permitem que acumulemos energia.

Da mesma forma, quando chegamos ao nosso nível mais alto de entropia, provavelmente estaremos mortos... justamente porque não teremos mais energia para trocar com o ambiente.

Para que vivemos?
Para continuarmos a passar nosso "meio biológico" de sermos anti-entrópicos às futuras gerações. Em outras palavras, vivemos para acumular, porque o acúmulo permite as trocas, e se pensarmos fisicamente, trocar é viver!

Agora vamos transferir toda essa maluquice para a sociologia: a sociedade é entrópica ou anti-entrópica?

A sociedade é anti-entrópica, claro, nós humanos nos organizamos de forma social justamente para que haja oportunidades melhores para acumularmos mais energia, e, conseqüentemente, para viver mais! Assim, o propósito natural da sociedade é o acúmulo. Os mecanismos de acúmulo, na sociedade, modificaram ao longo do tempo, aprendemos a arrebanhar gado, aprendemos a armazenar frutas, aprendemos a cultivar plantas, aprendemos a trocar e a negociar as coisas, desenvolvemos a moeda para facilitar todas essas atividades, desenvolvemos indústrias, desenvolvemos comércio, nos estruturamos politicamente, juridicamente e até mesmo religiosamente para permitir o acúmulo! Ou seja, assim como a natureza, nossa sociedade é anti-entrópica e só existe com a finalidade de possibilitar o acúmulo. Aliás, o desenvolvimento da sociedade depende do acúmulo! Se não acumularmos mais, a sociedade para de se desenvolver, da mesma forma que temos que nos desenvolver para acumular mais!!!

Aí eu pergunto: então como o socialismo ou o comunismo podem ser tão certos?
O socialismo e o comunismo pregam sociedades em que todos têm as mesmas possibilidades, mas mais que isso, as pessoas são remuneradas igualmente, elas são recompensadas pelo que fazem socialmente de forma igual. Então eu pergunto: qual seria a motivação para uma pessoa ser um médico e não um lixeiro, já que ambos ganharão a mesma coisa e, claramente é muito mais difícil ser o primeiro? Além disso, se uma sociedade comunista ou socialista é perfeita, o que teria que ser melhorado? Se não precisa ser melhorado, qual a motivação para evoluir?

Aliás, eu acho lindo o pessoal que gosta de comunismo/socialismo achar que a URSS era o paraíso na terra. Uma sociedade igualitária mesmo, onde alguns poucos que comandavam foram substituídos por.... outros poucos que comandam. Hoje o presidente do país é um ex-KGB que some com as pessoas. Que igualdade, não? Eu acho lindo Cuba! Que país evoluido, né? Vc visita Cuba e vê os carrões de tecnologia de ponta, um país realmente limpo, inclusive muito limpo ecologicamente... com sistemas de comunicação são super evoluídos, internet em Cuba foi descoberta em 1900! Se bobear não têm nem celular... Mas é uma sociedade igualitária, não é? Eu gostaria de saber qual é a evolução provocada por um sistema (ambiente) onde todos são exatamente a mesma coisa, quase que um número, sim um número, sem identidade, sem voz, sem dinheiro, sem possibilidade de trocar nada, sem possibilidade de acumular nada, e se acumular, já sabe que o estado vai tirar esse acúmulo, para cumprir com a função socialista de manter todos no mesmo patamar; sem perspectiva e sem evolução.

O socialismo e o comunismo não prevêem o acúmulo... e, como dito antes, quando há igualdade total não há energia acumulada e a energia não flui, quando a energia não flui é a morte.

O socialismo e/ou comunismo são a morte da sociedade, não a evolução dela como muitos pensam.

3 comentários:

Mailson Furtado disse...

Belo post!!!

Belo blog,gostei daqui... VOltarei mais vezes...

Convido vc a conhecer meu trabalho (poesia, musica, teatro)

Ficaria muito feliz!

http://mailsonfurtado.com

Anônimo disse...

Você me apresentou novos argumentos contra o socialismo e comunismo, eu já era contra, mas não sob esse ponto de vista.
Gostei do post. Foi o primeiro que eu li deste blog, mas lerei os outros.
E voltarei mais vezes, ansiosa por outros.

Unknown disse...

Sempre digo, que já fui comunista, depois hippie e depois capitalista...daí sempre se indagam...como assim tantas posições numa vida tão curta? Dai digo: - quando eu era estudante era idealista, utópica e fui apresentada à Marx..e tudo era muito simples! Dividiaríamos tudo e seríamos felizes!!! - quando me formei, me deparei com o desemprego, daí mudei de idéia...paz e amor são suficientes para vivermos plenamente!! Vamos viver do que produzirmos, seja artesanato ou música! Vamos viver de amor, numa cabana!!! Lêdo engano!! E, finalmente, tive que virar capitalista!!! Para sobreviver aos juros, às prestações, à casa própria,à falta de saúde pública, etc....O ser humano tem um impressionante sentido de se adaptar ao ambiente...infelizmente ou felizmente...e vira a eterna ciranda de como deveria ser o mundo...ou não. Mas uma coisa não muda nunca: a busca pelo poder, o objetivo do poder é o poder..."e um dos desenvolvimentos mais característicos e destrutivos de nossa sociedade é o fato de que o homem, ao se tornar cada vez mais instrumento, transforma a realidade, progresssivamente, em algo relacionado a seus próprios interesses e funções..."