segunda-feira, 10 de maio de 2010

A arte de se desculpar

Uma coisa que tem me incomodado é que as pessoas não pedem desculpas mais. Não entendo se é pura falta de educação, orgulho próprio, se é medo, se é por pensarem que você continuará sendo o babaca afetado pela filhadaputice que a pessoa fez, e portanto, desculpas não faria a menor diferença... enfim, não se pede desculpas mais!

Situação 1: Coisa mais besta do mundo: fila do supermercado para pesar as frutas. Você vai se aproximando quando de repente uma mulher que você percebe que é visivelmente mãe de família entra correndo na sua frente e joga as verduras dela na balança.
 _ Calma moça, eu só ia pesar estas laranjas.
 _ É, mas eu cheguei primeiro!
 _ Não, a senhora pulou na minha frente, mas tudo bem... parece que 30 segundos vai ser o fim-do-mundo mesmo...
Aí a mulher olha com cara de 'tô pouco me fodendo' pega as coisas dela e sai apressada. O cara que tava pesando impávido, como se aquilo acontecesse o tempo todo!

Situação 2: Procura de mesas para almoçar no shopping. Como todos estavam fazendo, deixamos o nosso crachá para reservar os lugares e saímos para comprar nossos pratos. De repente eu olho e vejo um pessoal sentado na nossa mesa. Aí vou lá falar com o pessoal e chego educado:
 _ Cara, essa mesa nós estávamos deixando reservadas pra gente.
 _ É, mas quem tá sentado aqui agora sou eu, e vaza que eu não tô com paciência...
Dispensa comentários.

Situação 3: Estou chegando em casa de carro umas 19 horas e minha rua não permite estacionar até as 21 horas. O carro que estava imediatamente à minha frente entrou na guia rebaixada da minha garagem, mas não entrou na garagem, ficou parado no meio da calçada. Aí o sujeito desceu do carro calmamente, abriu o porta-malas, pegou uma mala, levou até a guarita do prédio, conversou com o porteiro... tudo isso em mais ou menos uns 5 minutos, sem pressa nenhuma! Isso no meio da hora do rush, e eu atrapalhando o trânsito inteiro atrás de mim porque o belezão resolveu usar a entrada da minha garagem como estacionamento! Quando ele tava saindo eu gritei:
_PORRA! TU É FOLGADO PRA CARALEO HEIN?!
Ele falou qualquer coisa me desafiando!

Bom, não preciso dar mais exemplos, mas vê se pode! Em todos os casos as pessoas sabiam que estavam fazendo coisas erradas! Elas sabiam que iriam atrapalhar alguém, que iam fugir das regras básicas de educação... é, eu posso estar errado, porque o jeito que eu fui educado pode ter sido totalmente diferente do jeito dessas pessoas, né... eu posso ter sido educado para ajudar as pessoas... e essas pessoas podem ter sido educadas simplesmente para fazer o melhor para elas só. Se for assim tudo bem, afinal de contas, ignorância é uma bênção protegida até pela Igreja Católica! Segundo a Igreja Católica quem peca sem saber que está pecando vai pro céu!

O meu nível de indignação aumenta não porque essas pessoas fizeram o que fizeram. Aumenta porque fizeram deliberadamente sem nada que justificasse! E pior: ainda, sabendo que fizeram coisa errada, e sabendo que incomodaram alguém e ainda retrucar mal educadamente! Como se quem estivesse errado fosse a pessoa 'agredida'! Será que a mensagem é assim: "você que é um babaca e tenta fazer as coisas certas! Por que não faz nada errado?! Faça errado aí vai ser igual todo mundo! Aqui é o mundo dos 'leva vantagem'!!!

(Porque uma coisa é fazer uma coisa errada e não incomodar ninguém... pra mim tudo bem, o problema é seu... eu acho... vai saber... tem aquela história de efeito borboleta, né? Que eu particularmente acho uma puta babaquice, se fosse assim precisaríamos de uma prisão de Foucault, big brother do George Orwell ou coisa parecida pra fiscalizar todo mundo em tempo integral...)

Mas o que me deixa mais indignado é saber que essas pessoas são férteis! Juro: um filho de uma boa mamãe desses aí é plenamente capaz de procriar! O desgraçado vai ter pequerruchos delinquentes educados a fazer o que?! Imagina só!!!! Meus filhos, que receberão uma educação parecida com a minha vão ser obrigados a viver no mesmo mundo, na mesma sociedade que esse tipo de gente! E se quiserem, podem me chamar de racista, de panelista, de louco, do que quiserem, mas depois me perguntam por que eu não acredito na educação brasileira, pra mim a resposta está aí! E mais: se eu pudesse segregar esse povo, eu segregaria, com o maior prazer! Olha a ótima contribuição para a vida em sociedade que eles estão dando.

A conta é muito simples: o homem é um ser social, e como tal, deve saber viver em sociedade, senão ele não sobrevive, não evolui, definha, morre, não procria, e se não procria, não contribui biologicamente para o futuro da humanidade. Enfim, um animal desses sabe viver em sociedade? O cara que não tem condições de viver em sociedade, por mim pode ser dispensado dela. Até professores fazem isso: se está atrapalhando os coleguinhas a assistirem a aula, botam pra fora da classe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ironico...vc sabe pedir desculpas? Olha pro teu rabo primeiro, blz?

Edu disse...

Eu te ofendi em alguma coisa? Existe algo específico que eu tenha feito contra sua integridade física, moral ou social? Nesse caso, não me importo em pedir sinceras desculpas. E com intenção legítima de não repetir tal prejuízo.

Ou trata-se apenas de uma divergência? Só porque você pensa diferente de mim você acha que eu devo me desculpar? Nesse caso peço argumentos. Se me convencer, ok, passo a concordar com vc, mas ainda assim não vou precisar pedir desculpas.