quinta-feira, 14 de abril de 2011

U2, Ativismo, e a cegueira dos fãs....

São Paulo, show do U2, essa banda medíocre de pop que faz tanto sucesso...

Eu sempre nutri uma certa preguiça do U2, os gritinhos do Bobo Vox, os riffs pobres do guitarrista, as letras politicamente corretas... aliás, de letras politicamente corretas não são privilégio do U2, tá cheio de banda fazendo igual. Se eu ouço U2? Ouço! Mas ouço com os mesmos ouvidos de quem ouve Kenny G... pra mim é fraco, dá sono...

Tenho aversão a tudo que é muito politicamente correto, tenho aversão a ativismo, tenho certa aversão a ONGs também. Eu sempre achei tudo isso muito esquisito e nunca soube explicar, mas agora eu acho que consigo dizer alguma coisa sobre:

1 - O papel no chão.
Vc joga papel no chão? Não? Que bom! Mas vc não joga papel no chão pq é politicamente correto ou pq é proibido? Pra mim qualquer uma das 2 respostas está errada. Não se joga papel no chão pq existe lixo justamente para se jogar o papel. Simples... Ninguém te deu educação? Ahh, mas o mundo é mto sujo, tem muito lixo no mundo... Jura?! Porque falta uma lei ou falta educação sobre higiene! Isso não é novidade pra ninguém, mas parece que os pais, a escola e eventualmente a polícia não fizeram as pessoas entenderem que não se joga papel no chão! Aí tem que vir uma banda de pop para explicar aos sujinhos de plantão para eles entenderem que não pode jogar papel no chão! E a banda é idolatrada como a mensageira da maior verdade universal para a humanidade! Sabe qual é o problema? O problema é que não tem ninguém pra pegar o panaca que joga papel no chão e dar um esfrega nele. Não tem ninguém pra fazer ele pegar o papel do chão e jogar no lixo mais próximo.... Isso é problema meu? Não, eu não jogo papel no chão. Isso é problema da banda pop? Não, eles que façam do lixo deles o que eles quiserem. Isso é problema da educação e da polícia, que representam o Estado. Quer que parem de jogar lixo na rua? Cobre uma resposta efetiva do Estado!

2 - Ativismo.
O mundo está cheio de problemas! Vamos fazer uma corrente para nos preocuparmos com os problemas do mundo... ah é bonitão? Vc ultrapassa as pessoas usando o acostamento quando vai pra praia e tem trânsito? Vc gosta de furar fila na balada? Vc acha legal quando o funcionário do Mc Donnald´s cobra errado seu lanche? Meu filho, como é q vc quer resolver o problema do mundo se vc é um puta de um mal resolvido que não consegue ser honesto e nem respeitar as pessoas que vivem do seu lado?! Mas a África inteira passa fome! Pobrezinha dela! Pois é, em volta de casa tá cheio de mendigo tbm! Tem gente inocente morrendo por falta de remédios no mundo inteiro! Sim! A avó da minha faxineira passou 4 horas na fila do pronto socorro pra ser atendida outro dia! Alguém me explica porque o problema do mundo é muito mais importante do que o problema do lado de casa!!! Aí fundamos ONGs, comunidades, um monte de coisas pra pegar o dinheiro de alguns ingênuos bem intencionados, guardar a metade do dinheiro e distribuir para uns poucos sortudos o resto do dinheiro que sobra. Assim é mto fácil, qualquer um faz, inclusive eu! Deixa eu explicar uma coisa pra vc: o Governo existe pra isso, tá bom? Ele é o responsável pela saúde, educação, segurança e também é responsável por oferecer melhores condições de trabalho para todos. O Brasil é um dos países que cobram mais impostos no mundo inteiro e vc, otário, vai ficar dando dinheiro para ONGs? Ah, mas as ONGs ajudam! Pois é, ajudam mas não resolvem nada. O governo tá cheio de dinheiro SEU, gastando com mensalão! E vc otário dando mais dinheiro pra ONG! Quer fazer uma ONG? Faça uma ONG que fiscalize as contas do governo, e que garanta que o governo vai usar bem o dinheiro que VC está dando pra ele. Vc quer fazer o mínimo? Leia um jornal descente e se revolte com o governo, descubra quem são os ladrões, descubra quem são os que estão defendendo a democracia e não fique idolatrando uma banda de pop que não entende nada do seu país.

3 - Paz.
O mundo vive em guerra! Gente inocente morrendo todo dia por conta de conflitos bobos... sim. Infelizmente o mundo é cheio de pessoas mal intencionadas. Algumas mais mal intencionadas que outras que gostam de permanecer no poder por longos períodos de tempo, implementar ditaduras populares como nosso querido amigo e amigo do PT, o Sr. Hugo Chávez, o Sr. Kim Jong Il, da Coréia do Norte, o Sr. Fidel Castro, tantos outros de países árabes e metade da África. Esses regimes perseguem pessoas, roubam dinheiro do povo, acabam com os indicadores sociais dos países, e, se o país possui algum recurso estratégico, como um mercado consumidor imenso, uma fonte de petróleo, ou uma religião que pode ameaçar os civis no resto do mundo, esses regimes serão atacados por outras pessoas mal intencionadas. É assim a vida. O mundo virou o que é hoje por conta de guerra, e vai ser assim por um bom tempo: até haver uma legislação mundial, acordada por todas as nações do mundo, que proíba qualquer país que não seja uma democracia, o terrorismo, guerra biológica, etc. Hoje as nações do mundo não concordam entre si! Hoje as soberanias dos países deveriam ser respeitadas, mas o Sarcozy e o Obama desrespeitaram isso e atacaram a Líbia e a Costa do Marfim sob o pretexto de paz. A verdade é que o mundo está dividido: metade acredita na soberania dos países... aí teremos que ver aquele monte de africano se matando por conta dos reinados militares daquele continente, moleques carregando metralhadoras, usando drogas e expectativas de vida beirando 40 anos de idade... e metade acredita que já é hora de dar um basta nesse tipo de regime e forçar uma democratização do mundo inteiro, com eleições regulares e honestas, partidos políticos, etc, o que implicaria em grandes potências, antes de implementar isso, derrubarem os que estão no poder nesses países hoje. A paz é muito legal mesmo, só a estrutura de poder dos países hoje só permite paz com revoluções, e revoluções necessariamente levam a guerras civis. Eu gostaria de acreditar que a diplomacia pudesse resolver isso, mas eu duvido muito que resolva. E também não é o Bobo Vox fazendo o seu discurso que vai mudar o mundo.

4 - Música, ativismo, politicamente correto, etc.
Eu acho legal música de cunho político-revolucionário. Sim! Bob Dylan sempre foi muito crítico, Black Sabbath tbm foi, o Chico Buarque em sua fase política era excelente, mesmo que a causa não seja lá muito lúcida como por exemplo Rage Aganist the Machine. Mas esse tipo de banda tá cheio, passando por Michael Jackson e Madona! No fim da carreira Elvis só cantava músicas gospel, John Lennon, antes de ser assassinado também estava numa fase paz e amor pelo mundo, e juro que essa fase eu achei a pior fase do John Lennon. U2 é só mais uma dessas, só que o Bono Vox inventou de dar uma de John Lennon e alavanca a sua imagem no ativismo que faz.

Quer ser músico e por meio da música e letra tocar as pessoas? Ok. Mas por favor, pare de querer fazer lavagem cerebral nas pessoas com seu maldito ativismo, isso eu não acredito que vá contribuir em nada para a real conscientização do mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

Aliás, U2 já foi uma grande banda, no passado, quando os adultos de hoje eram apenas adolescentes...porque hj em dia não faz nada de muito "tocante" ou "relevante"...e a "massa" vai atrás mais pela parte romântica e pop do quê pela parte política que é quase que descartada ou usada somente na conveniência da situação...ahhhhhhh e pela mídia. Hoje a banda se sustenta pela qualidade do passado, que a nossa geração teve o prazer de apreciar e ser contemporânea, pois a geração de hoje não tem a mesma sorte ... não me veio à mente nada que pudesse ser digno de ser mencionado como exemplo...Bom, esta é a minha opinião(de quem acabou de sair do Glória). E querer abraçar o mundo, é típico das celebridades que têm tantos milhões que já nem conseguem mais gastar e doam um milésimo para se sentirem menos culpadas perto das desigualdades...