sábado, 5 de janeiro de 2008

O texto sobre preconceito

O preconceito é errado. Concordo. E esse errado de preconceito é um errado enorme, sinônimo de vergonha! Claro! Imagine alguém se contorcendo para ficar longe de você dentro de um elevador porque você tem aids? Que vergonha para a pessoa que faz isso! Imagine você entrando em um restaurante e sendo mandado embora por um garoçom porque você é negro?

Bom, mas o que me dizem das seguintes situações:

Situação 1: Eu não tenho celular... mas eu detesto ouvir celulares tocando no ambiente de trabalho, na sala de aulas e no cinema. Eu sou preconceituoso com os que têm celular?!

Situação 2: Eu uso desodorante, e acho horrível tomar um ônibus em que ao adentrá-lo me depare com pessoas que exalem aquele cheiro de sovaco suado (será que é essa a orígem da palavra CC... e o cara que bolou o termo em vez de SS colou CC?!) Mas só pq eu detesto o cheiro eu sou preconceituoso com quem não usa desodorante, ou preconceituoso com quem não tem condições de usar desodorante?!

Pra que tudo isso?! Tem muito pela frente ainda...

Porque dizem que é errado ter preconceito. Então... qualquer pessoa que esteja sendo preconceituosa é errada, certo?! E passando por algumas listas de discussão, muitas pessoas apaixonadas pela discussão simplesmente fecham o espaço dizendo: "Não vou mais discutir porque você está sendo preconceituoso". Vejam o caso:

A discussão em pauta era sobre os cuidados que uma mulher devia ter ao se vestir para não parecer vulgar.
Eu disse que realmente é necessário tomar cuidado, pois dependendo do modo como se vestem, podem passar a impressão errada, por exemplo, usar um piercing no nariz em uma reunião social. No momento seguinte havia alguém dizendo que isso é coisa de gente retrógrada. Certo, concordo. Mas tem muitas pessoas que ainda vêem vulgaridade em um piercing no nariz, então, em uma reunião social, por via das dúvidas, é melhor não usar o piercing!
Não houve contra-argumento. A resposta foi a seguinte: se você tem preconceito contra quem usa piercing no nariz, problema seu, eu vou usar e pronto! Ou seja, eu estava totalmente errado, não porque eu usei um exemplo infeliz (e até concordo que possa ter sido um exemplo infeliz), mas porque eu estava sendo preconceituoso e fim de discussão.

Tudo até agora foi ilustrativo, bem popzinho... (pra não dizer que eu não estou sendo coerente com as postagens)

O pior de tudo não é ter sido cortado no meio da argumentação. O pior de tudo é que um dia, alguém aprendeu algumas coisas sobre preconceito e está usando ao seu favor da forma como quer! Imaginem uma pessoa dessas argumentando contra o aborto? "A mulher que aborta tem preconceito contra os próprios filhos!!!!"

Eu fico imaginando como uma pessoa dessas interpreta um debate político! Epa! Estou sendo preconceituoso!!! É errado? Eu mereço ser preso por causa disso?
Porque é natural que julguemos as pessoas antes de conhecê-las. É natural que queiramos tirar nossas próprias conclusões sobre tudo. Nós aprendemos dessa forma! Nós só sabemos tudo o que sabemos porque o nosso cérebro é capaz de reconhecer padrões! Isso garantiu a evolução da espécie! Agora eu sou impedido de tirar minhas próprias conclusões e evoluir porque eu sou preconceituoso!?!

Pra complicar o assunto de uma vez, algum um espertinho diz: "Mas pré-conceito é diferente de preconceito... e isso que você está falando é de pré-conceito, e isso é socialmente tolerado"!

Vocês conseguem, só mais umas 100 linhas vai...

Pré-conceito:

Situação de trabalho (trabalho com RH): chega um rapaz para fazer entrevista para emprego em um banco de investimentos. O rapaz chega de bermuda e camiseta regata. Sério, eu dou treinamento em entrevistas. Como vocês querem que eu explique para o diretor do banco de investimentos que ele não deve julgar o rapaz pela aparência?!

Todos nós temos pré-conceitos... e tentar tirar isso da nossa cabeça é igual tentar arrancar a condição humana existente na nossa alma!!!!

O pré-conceito permite que nos preparemos para uma interação com qualquer pessoa. Ele não deve agredir ninguém, ele não deve prejudicar ninguém. Tudo isso muda quando conhecemos a pessoa. Por isso somos amigos de tatuados, homossexuais, punks, carecas, negros, albinos, amarelos, etc... o pré-conceito só vira preconceito quando alguém faz uma cruzada para transformar o pré-conceito de outros em um jogo de certo e errado. Enquanto essa consciência não é gerada, eu me dou o direito de ser pré-conceituoso e deixar que as pessoas me surpreendam, deixar que as pessoas me cativem, me conquistem, me mudem!

E o preconceito?! Continua errado! Só que pelo que eu estou entendendo não estamos preparados para discutir em termos de preconceito, não enquanto o entendimento sobre isso não fica claro para todos!

7 comentários:

Anônimo disse...

Aeeee, rapazzz, mto bom, hein...


beejo
Rachel

Igor Balero disse...

Champ!
Não li ainda, não vou mentir aqui. Mas selecionei um tempo precioso meu nesta noite para essa leitura.

Antes de ler e poder comentar sobre vou fazer um comentário/conselho de quem trampa com web:

- Procure, especialmente para textos longos, colocar alguma imagem ilustrativa, um desenho, na minha opinião é mais elegante, mas pode ser uma foto tbm...

De qualquer maneira volto a comentar aqui, da próxima vez sobre o texto.

(só mais uma: Background branco/claro facilita a leitura, especialmente para textos longos)

Igor Balero disse...

Agora sobre o texto:
Estou digerindo a informação, mas por hora concordo plenamente. Nós devemos entender que pré-conceito é natural e, como bem explicou você, vital. O que temos de evitar é a marginalização de outros seres (que não podem nos causar mal algum) por conta dos nossos pré-conceitos.

Muito bom, vou voltar a ler...

Abs.

Vivian Andrade disse...

Nooossa, com certeza seu raciocínio foi bem complexo ! É claro que as pessoas têm que se adequar aos ambientes de trabalho, pra uma entrevista, e tal. Pra não se confundirem, achando que vão à um piquenique. Mas preconceito mesmo, não acontece por causa de um piercing ou de uma roupa, concordo com voce !
Posso linkar ? Abraços

Anônimo disse...

Atualiza a bagaça, Du!!

Flávia Passos disse...

gostei do espaço. Desistiu???
bjs

Flávia
www.trespontozero.com.br

JUPIRA LUCAS disse...

Gostaria de fazer uma especie de "chamamento" para que as Stas. ELIANE CAMPOS SOUSA E MARIA IZILDA CAMPOS da empresa Jusem localizada na Rua General Osório, 1212- 10 andar- Centro- Campinas- SP se retratem junto a JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI. Esse pedido de retratação vem sendo feito a mais de 2 anos. Porém, nos contatos via email que faço, sou ignorada como pessoa e profissional. E no contato pessoal, fui tratada com ironia.