quarta-feira, 10 de junho de 2009

O que é religião?

A idéia é que os textos sejam um ponto de partida para discutirmos sobre a religião e, quem sabe no futuro, encararmos esse tema delicado que todos fogem com mais clareza.

Pense que você vive no ano 20.000 A.C. O período histórico era o paleolítico, ou idade da pedra. A linguagem nessa época já estava desenvolvida, bem como o fogo. Nessa época já existem registros religiosos, por exemplo, que os humanos enterravam seus mortos. Pois bem, mas de onde vem esse sentimento religioso?

Você é um ser pensante, ainda que não possua tecnologia nenhuma, você trabalha, você caça, você pinta as cavernas, você pertence a um grupo nômade que pinta cavernas e que vê pessoas da sua tribo morrerem.

Já nessa época você se preocupava de onde que a vida vinha, e para onde a vida ia quando o que tinha vida morria, então, sem ter tecnologia você olha ao seu redor: animais, plantas, rios, mar, fogo, pedras, terra... e vê que a única explicação possível é que há algo maior, algo como um berço gigante, de onde tudo vem, para onde tudo vai quando morre: a mãe Terra. Este é considerado o primeiro Deus.

Pra que? Por que adorar a mãe Terra?

Não havia opção para você. Se você não acreditasse na mãe Terra, no que você ia acreditar? Você estaria vivendo para que? Como um outro animal qualquer? Infelizmente você já deveria ter consciência e dificilmente iria se achar igual a qualquer outro animal. Pior, quando você morresse, você iria para onde? A mãe Terra é algo realmente aconchegante para uma alma que tenha pensado em idéias existenciais.

Ou seja, a religião surge da necessidade de o ser humano explicar coisas que não têm condições de serem explicadas.

Mas é só isso? E hoje?

Pois bem, hoje sabemos que a religião não tem nada de mãe Terra, até porque temos tecnologia suficiente para saber o que é a Terra, para saber de onde provavelmente a vida se originou, e até mesmo para traçar cenários de como a vida na Terra pode acabar, mesmo assim a religião não deixou de existir, ela mudou, conforme mudaram nossas perguntas. No próximo texto buscarei formar um quadro da evolução da religião cruzando alguns conhecimentos de história, sociologia, psicologia e filosofia (arriscado, né?)

Nenhum comentário: